Mix Sport


Regulamento Super Copa do Interior

 

 

PROVA CICLÍSTICA “TROFÉU ANÉSIO ARGENTON” -  ARARAQUARA-SP, 24 E 25 DE AGOSTO DE 2019

1-) SOBRE O EVENTO:

A tradicional Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton” é realizada no município de Araraquara-SP, em homenagem ao maior ciclista brasileiro para provas de pista de todos os tempos, Anésio Argenton, detentor, dentre outros feitos, da única medalha de ouro do ciclismo brasileiro em Jogos Panamericanos (Chicago, 1959) e melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas (Roma, 1960, 5º colocado na prova de velocidade individual), dentre outras conquistas memoráveis ao logo da carreira. Argenton, que viveu com sua família na cidade de Araraquara, onde faleceu em 2011, aos 80 anos. A prova é realizada desde 1998 em sua homenagem, e por ela já competiram os melhores ciclistas do país ao longo dos anos, sendo sempre muito aguardada e uma referência para o ciclismo do interior paulista. O evento é parte das comemorações oficiais de aniversário de 202 da cidade de Araraquara.

1.1-) Para a edição de 2019, a prova será realizada em duas etapas, sendo uma prova de Contra o Relógio Individual (CRI) e uma prova de Circuito (Resistência), e contará pontos, em ambas as provas, para os rankings da Copa São Paulo de Ciclismo - 7ª Etapa - e também para a Média Paulista de Ciclismo - 9ª Etapa -, ambos campeonatos oficiais de ciclismo da Federação Paulista de Ciclismo, integrando portanto a Supercopa Paulista do Interior.

1.2-) O intuito do evento é fomentar e fortalecer o ciclismo de estrada (speed) no interior paulista, agregando ciclistas, aumentando o nível técnico, proporcionando maior interação entre os atletas e oferecer um evento diferenciado, com dois tipos de provas distintas. A prova é aberta pra ciclistas federados e não-federados. A participação nas duas provas não é obrigatória, porém haverá desconto para a participação do(a) atleta que for competir nas duas provas (vide ítem sobre Inscrições, valores e categorias mais abaixo).

2-) DAS CATEGORIAS:

 

3-) PROVA DE CONTRA O RELÓGIO INDIVIDUAL - SÁBADO 24/08:

A prova de contra o relógio individual será disputada no sábado a tarde - 24/08 com a largada da primeira categoria às 14:30h, e término das inscrições às 13:40h. A partir das 11h da manhã estarão abertas as inscrições.

3.1-) Local da Prova e Quilometragem - a prova acontecerá no distrito de Bueno de Andrada (11Km de Araraquara), na estrada que liga o distrito à cidade de Motuca. A concentração da prova (inscrições, largadas, etc.) será logo no início da estrada sentido Motuca.

A Distância para as categorias FEMININO (ADULTO), JUVENIL, JÚNIOR MASCULINO, SUB 30, MASTER A, SÊNIOR B, SÊNIOR A, ELITE MASCULINO E MOUNTAIN BIKE NO ASFALTO será de 12 Km de extensão.

Para as categorias INFANTO JUVENIL, JÚNIOR FEMININO E MASTER B, MASTER C E ESTREANTES será de 6 Km de extensão.

3.2-) O percurso e altimetria da prova segue conforme o apresentado:

                                                

3.3-) A cronometragem será feita com cronômetros manuais, e a partir da largada do primeiro atleta da primeira categoria, A CADA 1 MINUTO largará o próximo atleta, categoria após categoria, não sendo interrompido os cronômetros sob hipótese alguma. Os atletas serão chamados ao microfone, com ampla antecedência, e os que se atrasarem, o tempo de prova estará correndo.

Não será permitida a presença de ATLETAS na tenda de largada/chegada, antes ou após terem realizado a sua prova, a não ser que a pedido dos comissários de prova; será permitida apenas a presença de 1 técnico ou coordenador de equipe referente aos mesmos. Os atletas conforme a ordem de largada deverão se posicionar nas tendas e cadeiras atrás da tenda de largada, conforme forem sendo chamados.

A prova de contra o relógio individual será válida para TODAS AS CATEGORIAS descritas acima.

3.4-) As bicicletas utilizadas deverão ser as de contra o relógio (TT - Time Trial), para ciclismo de estrada, ou as de estrada convencionais com ou sem acessórios para contra relógio, como extensores de guidão (clip) e rodas fechadas. Não serão permitidas bicicletas de TRIATHLON de última geração (quadros monobloco que não possuam triângulo traseiro, carenagens que cubram toda a roda/ garfo dianteiro), etc. Caberá aos comissários de prova a avaliação das mesmas e autorizarem ou não a participação do atleta, não cabendo qualquer recurso ou interpelação. Não haverá gabarito para aferição das bicicletas. A intenção da organização não é proibir a participação de ninguém, pelo contrário, incentivar e fomentar a modalidade de Contra o Relógio, mas pedimos a todos o bom-senso, pois exageros serão proibidos.

Para a categoria Mountain Bike no asfalto, deverá ser utilizada a mesma bicicleta das provas de circuito e estrada que os atletas já utilizam, conforme regulamento da Copa São Paulo de Ciclismo (segue abaixo), estando liberados extensores de guidão (clip).

3.5-) A utilização de vácuo por qualquer atleta durante a prova é terminantemente proibida, mesmo em situação de alcance de atleta que for pego por trás, e será punida com a desclassificação do atleta ou critérios dos comissários mediante análise. Para isso teremos comissários de moto e pontos de controle durante o percurso. Caso algum atleta alcançar um outro competidor à sua frente, independente da categoria,  este deverá ultrapassá-lo ou andar do lado por curto espaço apenas enquanto estiver ultrapassando. Da mesma maneira, o atleta alcançado jamais poderá se beneficiar da roda do competidor que estiver fazendo a ultrapassagem. Reclamações abusivas, indevidas ou com o intuito de se obter vantagem não serão aceitas pelos comissários de prova.

3.6-) Ordens de Largada - as primeiras categorias a largarem serão as que competirão no percurso de 6 Km (1 volta), conforme a ordem: INFANTO JUVENIL, JÚNOR FEMININO, MASTER B, MASTER C E ESTREANTES.

Ao término dessas categorias, será dado um intervalo de 15 minutos, e após, largarão as categorias do percurso de 12 Km (1 volta), coforme a ordem:  FEMININO (ADULTO), JUVENIL, JÚNIOR MASCULINO, SUB 30, MASTER A, SÊNIOR B, SÊNIOR A, ELITE MASCULINO E MOUNTAIN BIKE NO ASFALTO.

P.S.: Reiteramos que a chamada dos atletas para se posicionarem para a largada será feita ao microfone, com bastante antecedência e em alto e bom som, seguindo a ordem do Start List conforme a ordem de largada das categorias; o qual pedimos atenção redobrada dos atletas e dirigentes de equipe quanto a isso, lembrando novamente, que o cronômetro não parará sob hipótese alguma.

4-) PROVA DE CIRCUITO (RESISTÊNCIA) - DOMINGO 25/08:

A Prova de Circuito será realizada no domingo de manhã - 25/08 com a largada da primeira bateria às 9:00h, com término das inscrições até 20 MINUTOS antes da largada das respectivas categorias distribuídas nas baterias, dispostas no folder de divulgação da prova. Faltando 20 minutos para o início da próxima bateria, se encerrará as inscrições, independente da quantidade de atletas que estiverem na fila na tenda de inscrição. A partir das 7:00h estarão abertas as inscrições para as categorias que largarão na 1ª Bateria.

4.1-) Local da Prova e tempos de provas - a prova acontecerá no circuito da Via Expressa (Av. Maria Antônia Camargo Oliveira), com concentração - largadas e chegadas - próxima à Faculdades Anhanguera/ Hotel London. O Circuito possui 3,6 Km de extensão por volta sendo predominantemente plano em sua maioria, com asfalto totalmente novo (recapeado) e sem lombadas. O tempos de prova seguirão os padrões das etapas da Copa São Paulo de Ciclismo, variando de 50 minutos (categorias de base, como a Juvenil) até 1h30min, para a categoria Elite Masculino, sendo sempre sinalizada as últimas voltas da prova pelos comissários.

4.2-) O percurso e altimetria da prova segue conforme o apresentado:

                                                        

4.3-) A cronometragem será feita com cronômetros manuais, não havendo cronometragem eletrônica e valendo a classificação tradicional da prova conforme os critérios de pontuação da Copa São Paulo de Ciclismo (5 ou 10 primeiros colocados, conforme a categoria) e os cinco primeiros colocados de cada categoria para a Média Paulista de Ciclismo.

Não será permitida a presença de ATLETAS e TÉCNICOS/ Coordenadores de equipes nas tenda de controle de prova, antes ou após terem realizado a sua prova, a não ser que a pedido dos comissários de prova, para conferência de photofinish ou qualquer outro assunto. Os atletas conforme as ordens de largada deverão se alinhar imediatamente na linha de largada, ao chamado no microfone e apito dos comissários de prova para ser dada a largada.

4.4-) A utilização de vácuo por qualquer atleta ou categoria durante a prova é terminantemente proibida, mesmo em situação de alcance de categoria ou ciclista(s) em fuga que alcançarem demais ciclistas à frente, e será punida com a desclassificação do(s) atleta(s) infrator(es) ou conforme critérios dos comissários mediante análise. Para isso teremos comissários de moto e pontos de observação ao longo do circuito. Caso o alcance aconteça, de um ciclista ou grupo de ciclistas alcançar um ciclista ou grupo de ciclistas à sua frente, independente da categoria,  estes deverão ultrapassá-los ou andar pelo outro lado da via  por curto espaço apenas enquanto estiver ultrapassando-os. Da mesma maneira, o ciclista ou grupo alcançado jamais poderá se beneficiar da roda do ciclista ou grupo que estiver fazendo a ultrapassagem. Reclamações abusivas, indevidas ou com o intuito de se obter vantagem não serão aceitas pelos comissários/ diretores de prova.

4.5-) Ordens de Largada - conforme descrição no folder do evento:

                                      

5-) DAS CLASSIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES:

A Premiação das provas (Pódium) será feita ao final de cada prova, tanto a de contra o relógio individual no sábado, quanto a  de resistência, do domingo.

5.1-) A Premiação da Prova se dará aos cinco primeiros colocados de cada categoria (no pódio), porém seguindo os critérios de classificação/pontuação de cada campeonato - Copa São Paulo de Ciclismo e Média Paulista de Ciclismo - ficando a cargo de cada organizador a elaboração da respectiva classificação das provas e rankings em seus boletins e registros.

5.2-) Serão oferecidos Troféus e Medalhas exclusivos e personalizados do evento, sendo que na prova de Contra o Relógio Individual, serão medalhas aos cinco primeiros colocados no pódio e na prova de Circuito, troféus aos três primeiros colocados de cada categoria e medalhas para os 4º e 5º colocados.

5.3-) Será oferecida uma premiação em dinheiro, para a prova de Circuito, conforme descrito no folder do evento:

 

                                   

 

6-) DAS INSCRIÇÕES, VALORES E CATEGORIAS:

Todas as inscrições serão feitas no dia das competições, sendo que para a prova de Contra o Relógio individual (sábado), serão aceitas até 50 minutos antes da largada da primeira categoria a competir, para definição do start list, e para a prova de Circuito (domingo), até 20 minutos antes das largadas das categorias dispostas nas baterias, obedecendo as ordens de largadas conforme descritas no folder do evento. Não serão aceitas inscrições fora desse período.

6.1-) Sobre os números de participação - Cada atleta que já compete na Copa São Paulo de Ciclismo deverá levar o seu respectivo número de identificação do campeonato, ou, no caso de inscrição nova (primeira participação deste ano), deverá ser retirado o número referente à temporada 2019 no ato da inscrição. Os atletas que ainda não competiram na Copa São Paulo de Ciclismo em 2019, tanto os que participam da Média Paulista quanto de demais campeonatos, irão competir com os números cedidos pela organização do evento, no ato da inscrição, e não o de outros campeonatos.

Para os atletas inscritos na Copa São Paulo de Ciclismo 2019 que perderem ou esquecerem seus números para essa prova, haverá a cobrança de 1/2 (meia) inscrição a mais do valor da inscrição.

6.2-) Todo atleta menor de idade que ainda não competiu nenhuma prova da Copa São Paulo de Ciclismo ou da Média Paulista de Ciclismo, só poderão participar mediante a assinatura de um maior de 18 anos responsável na ficha de inscrição do evento.

6.3-) Os valores das inscrições são os seguintes: Para todas as categorias, EXCETO Infanto/Juvenil e Junior Feminino: Para as duas provas: R$ 100,00. Para uma prova: R$ 60,00.

Categorias Infanto/Juvenil e Junior Feminino: Para as duas provas: R$ 60,00. Para uma prova: R$ 40,00.

7-) DISPOSIÇÕES GERAIS:

O uso do capacete é obrigatório durante o aquecimento e competição. O Aquecimento na pista é terminantemente proibido próximo à área de concentração da prova (reta de largadas e chegadas). Os números de identificação dos atletas deverão ser afixados na parte BAIXA da camisa, nas costas. Quaisquer assunto relacionado às regras do evento que não estejam descritas neste regulamento específico do evento, seguirão as regras oficiais da modalidades regidas pelas UCI - União Ciclística Internacional, aplicadas em todas as provas das Federações Estaduais e Confederação Brasileira de Ciclismo.

7.1-) Todo atleta inscrito nas provas declara, para os devidos fins e efeitos, que se encontra em perfeitas condições de saúde e fisicamente preparado(a)s para participar das respectivas competições e se compromete respeitar disciplinarmente as normas e regulamentos que regem a modalidade ciclismo da qual toma total e irrestrita ciência no ato da inscrição, isentando, nos termos da mesma, os organizadores da COPA SÃO PAULO DE CICLISMO, da MÉDIA PAULISTA DE CICLISMO, seus patrocinadores, promotores, a FEDERAÇÃO PAULISTA DE CICLISMO ou quaisquer outros envolvidos, de toda e qualquer responsabilidade cível ou criminal que possam originar de quaisquer espécies de acidentes, ou mal estar físico durante as provas desse torneio. Fica autorizada também, por meio de sua inscrição, a divulgação de sua imagem através de fotografias, filmes, vídeos ou qualquer outro meio de mídia para finalidades legítimas; entendendo também que todos os materiais e equipamentos necessários para a sua participação nesse evento, e possíveis danos causados aos mesmos por ocasião de eventuais acidentes, serão de sua total responsabilidade.

7.2-) Haverá aferição obrigatória de marchas para as categorias de base, conforme segue:

CATEGORIAS DE BASE - LIMITAÇÕES DE CÂMBIOS OBRIGATÓRIAS -

METRAGENS E AFERIÇÕES OFICIAIS PERMITIDAS:

 

INFANTO/ JUVENIL - 6,22 Metros.ee

JUVENIL MASCULINO - 7,03 Metros.

JUNIOR MASCULINO e FEMININO - 7,93 Metros..

 

Tabela de metragens para limitação de câmbios (Categorias de base):

 

Número de dentes                              Número de dentes da roda livre (pinhões)

  na engrenagem

       ( Coroa )                  13        14       15       16       17       18        19      20       21      22       23        24

 

            41                      6.73     6.25    5.84    5.47    5.15    4.86     4.60   4.37   4.17   3.98     3.80     3.64

            42                     6.90     6.40    5.98    5.60    5.27    4.98     4.72   4.48   4.27   4.07     3.90     3.73

            43                      7.06     6.56    6.12    5.74    5.40    5.10     4.83   4.59   4.37   4.18     3.99     3.82

            44                      7.23     6.71    6.26    5.87    5.52    5.22     4.94   4.70   4.47   4.27     4.08     3.91

            45                      7.39     6.86    6.40    6.00    5.65    5.34     5.05   4.80   4.57   4.37     4.16     4.00

            46                      7.55     7.01    6.53    6.14    5.78    5.45     5.17   4.91   4.67   4.46     4.27     4.09

            47                      7.72     7.17    6.69    6.27    5.90    5.57     5.28   5.02   4.78   4.56     4.36     4.18

            48                      7.86     7.30    6.81    6.39    6.01    5.68     5.38   5.11   4.87   4.64     4.44     4.26

            49                     8.03     7.45    6.95    6.52    6.14    5.79     5.49   5.21   4.97   4.74     4.53     4.34          

            50                      8.21     7.63    7.12    6.67    6.28    5.93     5.62   5.34   5.08   4.85     4.64     4.45

            51                      8.38     7.78    7.26    6.81    6.40    6.05     5.73   5.44   5.18   4.95     4.73     4.54

            52                      8.54     7.93    7.40    6.94    6.53    6.17     5.84   5.55   5.29   5.04     4.83     4.62

            53                      8.70     8.08    7.54    7.07    6.66    6.29     5.95   5.66   5.39   5.14     4.02     4.71

            54                      8.87     8.23    7.69    7.20    6.78    6.40     6.07   5.76   5.49   5.24     5.01     4.80

 

1 - A aferição antes do inicio da prova, ocorrerá sob a responsabilidade do atleta, do seu técnico ou responsável pela equipe e após o término da prova, sob a responsabilidade de um dos diretores ou assistentes da Supercopa Paulista do Interior, designados pelos mesmos.

 

2 - Caso houver menos de 5 participantes em alguma das categorias de base, o(a) atleta que estiver com as suas marchas fora da aferição será REBAIXADO(A) PARA A ULTIMA COLOCAÇÃO (dentro da zona de pontuação), conforme a ordem de chegada. Havendo mais de 5 participantes, o atleta não entrará na classificação, ficando excluído do pódio e da pontuação para o ranking da Copa São Paulo, não cabendo recurso junto aos diretores de prova ou comissão de árbitros.

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA A CATEGORIA MOUNTAIN BIKE

 

Visando não descaracterizar o tipo de Bicicleta utilizados nessa Categoria, denominada “Mountain Bike no asfalto” ou “Mountain-Speed”, como é assim denominada, e visando dar maior igualdade de condições a todos os atletas participantes dessa Categoria no que diz respeito à utilização de equipamentos, FICA ESTABELECIDO, por decisão dos diretores/ árbitros da prova, os seguintes itens a serem verificados e respeitados quanto ao equipamento (bicicletas) e passível de sanção disciplinar e desclassificação, a saber:

 

- QUADRO: É permitida a utilização apenas de quadros específicos e característicos de bicicletas de Mountain Bike, sendo vedado o uso de quaisquer outros tipos de quadros, como os de bicicletas de estrada (Speed), ciclo-cross e outras;

 

- GUIDÃO: É permitida a utilização apenas de guidões convencionais para bicicletas de Mountain Bike (reto), com proibição de qualquer outro, ficando liberada a utilização de “bar-hand” e proibida a utilização de clips ou extensores de guidão;

 

- RODAS: Será permitida a utilização de rodas de AROS 26’, 27.2’ e 29’ com perfil alto ou baixo e qualquer número de raios, ficando proibida - por questões de segurança - a utilização de rodas com raios laminados ou qualquer outro formato cortante, e DESDE QUE SEJAM COM AROS PARA BICICLETAS DE MOUNTAIN BIKE. O atleta que utilizar rodas aro 27’ típicas para bicicletas de estrada (Speed) será desclassificado da Prova (ou impedido de largar, caso o diretor de Prova constate a utilização).

 

- PNEUS: Fica liberado o uso de qualquer tipo de pneu, clincher ou com cravos, com ou sem arame, pneus sem câmara, com câmara de ar convencional, etc, obviamente do tamanho das rodas acima estipuladas (aros 26, 27’2 ou 29);

 

- GARFO: Fica liberado a utilização de quaisquer tipos de garfos, com ou sem suspensão, retos ou curvos, de um ou dois braços, desde que caibam as rodas nos diâmetros 26’, 27’2 ou 29’, devendo ser a roda dianteira na mesma medida da roda traseira;

 

- FREIOS: Fica liberado a utilização de qualquer tipo de freios, sejam eles cantilever, v-brake, disco ou qualquer outro;

 

- TRANSMISSÃO: Fica liberada qualquer tamanho das coroas e pinhões, bem como qualquer tamanho de pedivelas, a critério do atleta;

 

- CÂMBIO: Fica liberado qualquer tipo de câmbio, DESDE QUE OS CONVENCIONAIS PARA BICICLETAS DE MOUNTAIN BIKE (distância maior entre as roldanas), com mudadores no guidão.

 

- PEDAIS E SAPATILHAS: É permitida a utilização de qualquer tipo de pedal, de encaixe ou firma-pé, de Mountain Bike ou mesmo de Speed (estrada), bem como, a utilização de qualquer tipo de sapatilha.

 

8-) DISPOSIÇÕES FINAIS:

 

A Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton” 2019 - SUPERCOPA PAULISTA DO INTERIOR tem a realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, com a organização da GT Eventos Esportivos (Copa São Paulo de Ciclismo) e da Média Paulista de Ciclismo, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo.

 

O patrocínio da prova é da Mu-Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo, com apoios locais do Supermercados 14 e Restaurante e Churrascaria Tchê, da Via Expressa.

 

Contatos: Alessandro Giannini: (16) 98136-9486/ Wéder Teixeira: (16) 99463-8613/ Cleiton Belinati: (19) 99561-7133 - Organizadores, Diretores da Prova e Comissários FPC.

 

O Hotel conveniado do evento é o Ibis Styles Araraquara - TARIFA PROMOCIONAL PARA OS PARTICIPANTES DA PROVA:

 

DIÁRIA R$120,00 SINGLE /  DIÁRIA R$140,00 DUPLO COM CAFÉ

 

CAFÉ DA MANHÃ ESPECIAL PARA OS ATLETAS.

*PARA QUEM FOR FAZER A PROVA NO DOMINGO, LATE CHECK OUT SEM COBRANÇA.

INTERNET E ESTACIONAMENTO CORTESIA.

 

RESERVAS PELO EMAIL, Hb303-re@accor.com ou se preferir pelo telefone (16) 3332-8080.

 

 


Dess Tecnologia